Prefeitura Municipal de Mineiros - 07/10/2019
PREFEITURA DE MINEIROS PROMOVE AÇÕES NA CAMPANHA OUTUBRO ROSA

Coordenação de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde presta inúmeros serviços voltados para o bem-estar da mulher. Foco é a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.

Com a proposta de conscientizar a sociedade sobre a importância dos cuidados para com a saúde da mulher, a Prefeitura de Mineiros, por meio da Coordenação de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, promove diversas ações durante a campanha Outubro Rosa 2019. O foco é a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.

O movimento Outubro Rosa nasceu na década de 1990 para estimular a participação da sociedade na prevenção do câncer de mama. A data tem como objetivo compartilhar informações sobre a doença, promover a conscientização, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e, especialmente, contribuir para a redução da mortalidade.

Durante todo o mês de outubro, a meta é realizar o máximo possível de exames de mamografia de rastreamento em mulheres com idade entre 50 e 69 anos, bem como oferecer serviços diversos. A programação segue até o dia 31 de outubro, em todas as Unidades Básicas de Saúde de Mineiros.

Serviços ofertados

- Palestra e orientações de conscientização para o controle do câncer de mama, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), acesso à rede de saúde e ao acompanhamento longitudinal para o bem-estar da mulher, autoestima e empoderamento feminino.

- Testes rápidos (HIV e Sífilis) e distribuição de preservativos.

- Imunização.

- Realização de exames preventivo e clínico de mamas.

- Busca ativa de mulheres na faixa etária preconizada para realizar exames de rastreamento de câncer de mama (mamografia).

-Consultas médica e de enfermagem.

Autor: Liah Resende / Deusmar