Prefeitura Municipal de Mineiros - 23/02/2017
Atendimento Odontológico nas UBS
Publicado por: Valdeir Rodrigues

LOADING IMAGES

A Prefeitura Municipal de Mineiros, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, comunica a todos sobre a mudança na forma de agendamento para tratamento odontológico nas Unidades Básicas de Saúde (postos de saúde) Raul Brandão de Castro e Dona Sanica. 

A partir de março, o agendamento será restrito à área de atuação da unidade (responsabilidade territorial) e realizado com apoio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), das Unidades de Saúde Raul Brandão de Castro e Dona Sanica. Assim não existirá o agendamento mensal. 

Até o mês passado o agendamento era realizado no 1º dia útil de cada mês às 7h (por ordem de chegada), num total de 25 vagas/mês em cada unidade. Qualquer cidadão poderia tentar uma vaga independentemente de seu endereço. No entanto, era necessário madrugar (chegar cedo) para conseguir uma vaga.

O novo modelo de agendamento segue os conceitos do SUS e se enquadra na territorialização, ou seja, a unidade de saúde trabalha de acordo com sua área de responsabilidade (quadras/bairros).

 

Agendamento por área

Cada posto de saúde tem sua população adscrita (registrada), que mora na área de atuação da unidade. Assim, os profissionais de saúde são responsáveis pelas ações de saúde a esta população.

Por isso, todas as ACS terá um número de vagas limitado para tratamento odontológico a ofertar na sua área de trabalho (quadras) em cada mês. Recomendamos aos cidadãos que manifestem sua necessidade de tratamento odontológico ao ACS durante a visita domiciliar, que o mesmo faz mensalmente, em sua casa ou que procurem informações na recepção da unidade de saúde de referência da sua casa.

Com a guia de encaminhamento em mãos, o cidadão deve se dirigir a sua unidade de referência e marcar seu horário de atendimento pessoalmente com o cirurgião-dentista.

O agendamento de tratamento odontológico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Dona Romana e Ubaldina Resende Carvalho funcionará da mesma forma, ou seja, cada posto de saúde cuidara da população sob sua responsabilidade. Essas unidades ganharam consultório odontológico há pouco tempo e se enquadrarão neste novo método de acesso da população à odontologia. 

 

Novo Consultório

Em meados do mês de março vamos inaugurar a consultório odontológico da Unidade de Saúde Ermínio Parralego que seguirá a mesma forma de trabalho.

Esperamos com isso possibilitar um maior contato do cirurgião-dentista e auxiliar de saúde bucal com a população residente na área de abrangência do posto de saúde.

Ainda em março será inaugurado o consultório odontológico da Unidade Básica de Saúde Osvaldo José de Sousa (Tote), no setor Perobeiras. No entanto, assim como nas Unidades Básicas de Saúde Maria Umbelina e Dona Florinda e Sindicato do Trabalhador Rural, o agendamento para tratamento odontológico na UBS Tote será realizado no primeiro dia útil de cada mês (a partir de abril) às 7h, por ordem de chegada (25 vagas). É importante levar o comprovante de endereço.

Infelizmente não será possível mudar a forma de agendamento destes locais pois ainda temos unidades de saúde sem odontologia  (UBS Aureliano Simão e UBS João Batista Paniago) e a UBS Erasmo Sousa não foi finalizada. Com isso alguns bairros de Mineiros não possui cobertura de odontologia. Assim optamos por manter o antigo formato de agendamento em algumas unidades para que a população residente nas áreas sem odontologia possam ter oportunidade de conseguir vaga para tratamento odontológico.

 

Pré-natal Odontológico

Destacamos que as vagas para pré-natal odontológico estão garantidas a todas gestantes que fazem seu pré-natal nas UBS de Mineiros. A gestante é encaminhada para a equipe de odontologia através da enfermeira ou médico da unidade. O consultório odontológico do Sindicato dá suporte às UBS Aureliano Simão e João Batista.

Além disso, as atividades  coletivas nas escolas municipais pertencentes ao Programa Saúde na Escola também permanecem sem alterações.

Lembramos também que o acesso prioritário à população vulnerável, como por exemplo, pessoas privadas de liberdade e idosos moradores do Lar Bom Pastor e Lar Sênior permanecem da mesma forma.

Lembramos também que a continuidade do tratamento odontológico no CEO Lais Borges da Rocha continuará garantida a todos os pacientes em tratamento odontológico de rotina nos postos de saúde. Este encaminhamento é feito pelo dentista de acordo com a necessidade de cada paciente.

  

Aumento no número de cirurgiões-dentistas

Destaco que a Secretaria de Saúde aumentou o número de cirurgiões-dentistas na atenção básica. Em 2013 havia cinco (05) profissionais. A partir de março deste ano serão nove (09) odontólogos na atenção básica.

Por ser um momento de transição e mudanças é possível que haja dúvidas e dificuldades em relação às alterações feitas.  Por isso, solicitamos que a população manifeste sua opinião de maneira formal por meio dos formulários da Ouvidoria SUS presentes em todas as unidades de saúde ou que entrem em contato com a Coordenação de Saúde Bucal através do número 3661 0045.

 

Prefeitura de Mineiros, Governo da Transformação