Prefeitura Municipal de Mineiros - 03/06/2019
PREFEITO AGENOR REZENDE ENVIA À CÂMARA PROJETO QUE PREVÊ AJUDA A HOSPITAL DO CÂNCER QUE ATENDE PACIENTES DE MINEIROS

Prefeitura quer firmar convênio com Hospital do Câncer de Barretos (SP), entidade sem fins lucrativos, com objetivo conceder repasse financeiro no valor mensal de até R$ 30 mil. Instituição presta serviços a pacientes de Mineiros, e de diversas localidades do Brasil, portadores de neoplasia

O prefeito Agenor Rezende enviou à Câmara Municipal projeto de lei que autoriza o Município a firmar convênio com o Hospital do Câncer de Barretos (SP), da Fundação Pio XII, entidade sem fins lucrativos, com objetivo conceder repasse financeiro para ajudar na sua manutenção, ao valor mensal de até R$ 30 mil. A instituição presta serviços para pacientes de diversas partes do Brasil, especialmente Mineiros.

“A unidade passa por dificuldades para oferecer tratamento de excelência gratuito e humanizado a todos os pacientes que são encaminhados das mais diversas localidades do país, inclusive de nosso município”, diz o prefeito nas justificativas do projeto de lei. De acordo com as informações, o Hospital do Câncer de Barretos tem 3.578 servidores e 430 médicos com dedicação exclusiva. O custo chega a R$ 37 milhões mensais. Os repasses do SUS são de apenas R$ 5 milhões mensais. O déficit é de R$ 22 milhões mensais.

Mesmo diante de dificuldades financeiras, o hospital continua investindo para diminuir o sofrimento de pacientes, e possui unidades espalhadas por outras localidades do Brasil, em Jales (SP) e Porto Velho (RO). Já foi iniciada a construção da unidade de Palmas (TO). Conta, ainda, com 11 centros de prevenção fixos espalhados pelo país, 18 unidades móveis, o Centro de Pesquisa, Ensino, Prevenção e Cuidados Paliativos na cidade Barretos, além do Hospital Infantojuvenil.

“Muitos pacientes de Mineiros, portadores de neoplasia que necessitam de tratamento especializado, normalmente realizado fora do município, há vários anos vêm sendo atendidos pelo Hospital do Câncer de Barretos, daí a justificativa para a formalização do convênio que visa a transferência de recursos públicos para o fomento da atividade que beneficia a tantos”, diz Agenor Rezende.

“Tendo em vista a melhoria da qualidade de vida da população, vislumbrou-se a hipótese do trabalho conjunto entre o Município e o Hospital do Câncer de Barretos, possibilitando que portadores de neoplasia tenham mais acesso a tratamento e, acima de tudo, maiores chances de recuperação”, dizem as justificativas do projeto. “Desta forma, o Município de Mineiros deve destinar recursos públicos para facilitar o trabalho e proporcionar melhorias na política pública de saúde”, conclui o documento.

Prefeitura de Mineiros – mais progresso, novas conquistas.

Autor: Deusmar