Prefeitura Municipal de Mineiros - 07/03/2019
PREFEITURA DE MINEIROS E CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE PROMOVEM ETAPA MUNICIPAL DA 16ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE; PARTICIPANTES DEBATERAM DEMOCRACIA E SAÚDE

A Prefeitura de Mineiros, por meio da Secretaria de Saúde, e Conselho Municipal de Saúde (CMS) promoveram nesta sexta-feira, (1º), a Etapa Municipal da 16ª Conferência Nacional de Saúde. O evento foi realizado no Centro Catequético Dom Mathias, com a presença de secretários, autoridades do legislativo e representantes de entidades ligadas ao SUS.

Na ocasião foi debatido o tema “Democracia e Saúde”, com os eixos temáticos: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

A mesa com autoridades foi composta pelo secretário de Governo e Comunicação, Aleomar de Oliveira Rezende, pela secretária Municipal de Saúde, Rosângela Rezende Amorim, pela secretária de Ação Social e vice-prefeita, Ivane Campos de Mendonça, pela presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ana Paula da Rocha, pelo representante dos Usuários do SUS/Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Valcir José Goulart, pela representante dos Usuários do SUS – Diocese de Jataí, Maria das Graças Silva Moraes, pela reitora do Centro Universitário Unifimes, Ita de Fátima Dias Silva, e pela representante gestora da regional de Saúde da Sudoeste II, Dinamar Ataídes Guimarães. O vereador, Wellington Ferreira de Andrade, o Tomé, representou o Poder Legislativo mineirense.

Representando o prefeito Agenor Rezende, o secretário de Governo e Comunicação, Aleomar de Oliveira Rezende ressaltou que o prefeito não mede esforços no sentido de realizar vultosos investimentos em saúde e dedica-se, especialmente, na tarefa diária de fortalecer o SUS enquanto o grande patrimônio que salva vidas e garante o bem-estar das famílias.

A secretária Municipal de Saúde, Rosângela Rezende Amorim, ressaltou que o Município se empenha para proporcionar à população atendimento de qualidade.

Já a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ana Paula da Rocha, destacou a importância da sociedade na discussão de políticas públicas para a saúde. Além disso, clamou por mais participação social nos debates acerca do tema – importante para a sociedade e o bem comum.

A realização da conferência é uma ação em defesa do SUS e da democracia. A participação social no Brasil é muito importante, pois, por meio desse processo, a população contribui ativamente no desenvolvimento de políticas públicas de saúde.

Prefeitura de Mineiros – mais progresso, novas conquistas.