Prefeitura Municipal de Mineiros - 06/03/2019
REUNIÃO DA INDICAÇÃO GEOGRÁFICA DO QUEIJO CABACINHA EM MINEIROS: VETERINÁRIOS E AGRICULTORES VÃO ELABORAR O REGULAMENTO DE USO

A Prefeitura de Mineiros, por meio da Secretaria de Agropecuária Indústria, Comércio e Serviços, em parceria com o Território Rural de Identidade Parque das Emas, realizaram nesta quinta-feira (28), na Câmara dos Vereadores de Mineiros, a Reunião de Trabalho da Indicação Geográfica do Queijo Cabacinha.

Os participantes apresentaram e discutiram a proposta de institucionalização da Associação detentora do Selo IG e, também, o projeto de pesquisa do Histórico do Queijo Cabacinha, além do diagnóstico dos produtores.

A mesa com autoridades foi composta pelo secretário de Governo e Comunicação, Aleomar de Oliveira Rezende, pela secretária de Agropecuária Indústria, Comércio e Serviços, Priscila de Carvalho Bueno, pela então representante do Colegiado do Território Rural, Marisa Dias, pelo vereador, Tomé Andrade, pela secretária de Ação Social e vice-prefeita, Ivane Campos, pela Supervisora da Emater Mineiros e coordenadora do núcleo de agroecologia, Márcia Maria de Paula, pelo representante do MAPA – Ministro da Agricultura, Rodrigo de Paula, e pelo gerente da Regional do SEBRAE Goiás, Geovane Ferreira de Carvalho. Também estavam presentes demais vereadores e representantes de 10 municípios. Ao todo 86 pessoas se inscreveram para participar da reunião.

Na ocasião foram definidos que veterinários e agricultores de Mineiros, Jataí, Rio Verde, Santa Rita, Alto Araguaia (Mato Grosso) vão elaborar o regulamento de uso que para indicação geográfica é pré-requisito fundamental. Produtores de Goiás e de Mato Grosso serão selecionados para disponibilizar a receita do queijo cabacinha.

Como representante do prefeito Agenor Rezende, o secretário de Governo e Comunicação, Aleomar de Oliveira Rezende, ressaltou que a luta é de todos os envolvidos e que a gestão municipal de Mineiros está firme e solidária em todas as ações que visem a prosperidade de arranjos produtivos locais, para o fomento da economia, com abertura de novas oportunidades e de novos negócios.

Na ocasião, foi realizada a eleição para nova Coordenação do Colegiado Territorial para o exercício 2019-2021em que a superintendente de Agricultura de Perolândia, Rute Platero Oliveira foi eleita coordenadora, vereadora de Serranópolis, Arai Assis, vice-coordenadora e Marisa Dias, secretária. Também foi sugerido a criação de uma associação entre os produtores do queijo de cabacinha de Goiás e Mato Grosso, que será composto por 9 membros que ainda serão definidos.

A próxima plenária do Território Rural de Identidade Parque das Emas será realizada no dia 25 de abril em sede da UFG, em Jataí.

Prefeitura de Mineiros – mais progresso, novas conquistas.

Autor: Mônica de Carvalho