Prefeitura Municipal de Mineiros - 06/09/2018
MINEIROS ALCANÇA ÍNDICE MÉDIO DE 6,5 NO IDEB 2017 E SUPERA METAS DO MEC

O prefeito Agenor Rezende celebra as excelentes conquistas alcançados por Mineiros no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017, divulgado esta semana pelo MEC. O município avançou ainda mais e voltou a superar as metas fixadas pelo Ministério da Educação. O índice médio foi de 6,5. Cresceu três décimos na comparação com 2015, quando atingiu 6,2.

O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) estabelece como meta para o ensino básico que, em 2022, o Ideb do Brasil seja 6,0, média que corresponde a um sistema de aprendizagem de qualidade comparável aos de países mais prósperos. Mineiros já havia superado essa meta em 2015 (6,2) e, agora, progride ainda mais (6,5).

“Faço questão de parabenizar a comunidade educacional de Mineiros por essa grande conquista”, disse o prefeito Agenor Rezende. “Estão de parabéns professores, servidores, diretores de escolas e, principalmente, nossos queridos alunos que foram os que obtiveram resultados positivos nas avaliações”, afirma. O secretário de Educação, Luiz Antônio, igualmente fez questão de direcionar cumprimentos a todos que colaboraram diretamente para aumentar a qualidade do ensino no município.

De acordo com o prefeito, os avanços alcançados ao longo de cinco anos e oito meses de gestão deve-se aos investimentos cada vez maiores no setor educacional, prioridade absoluta ao lado da saúde. Ele cita os esforços no sentido de valorizar e qualificar os profissionais de educação, bem como a modernização, readequação e construção de escolas. “Nossos equipamentos são de primeira linha e não medimos esforços em proporcionar todo o suporte para que crianças e adolescentes aprendam com estruturas de alto padrão”, diz Agenor.

O prefeito destaca o resultado do trabalho em equipe desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da Direção e Coordenação Pedagógica e do comprometimento da equipe de cada uma das escolas que tiveram seus alunos avaliados. “Isso é uma clara demonstração de que estamos no caminho certo”, afirma Agenor ao elogiar o trabalho do secretário Luiz Antônio.

Destaque

Os avanços das unidades de ensino também merecem ser ressaltados. O destaque fica por conta da Escola Municipal Elias Carrijo de Sousa, que cresceu um ponto na sua média, algo considerado extraordinário. Saiu de 6,2 em 2015, para 7,2 em 2017. Tendo por base os resultados obtidos a partir da avaliação realizada em 2013, quando ficou com 5,3, o crescimento foi de 35,85%.

Ideb

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.

Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

Autor: Mônica de Carvalho