Secretaria Municipal de Saúde - 07/02/2017
Prefeitura promoveu com sucesso a ‘Campanha Janeiro Branco’ em Mineiros

A Prefeitura de Mineiros, por meio da Secretaria de Saúde promoveu durante todo o mês que se passou a ‘Campanha Janeiro Branco’, que faz (do referido mês) um marco temporal estratégico para que todas as pessoas reflitam, debatam e planejem ações em prol da saúde mental e da felicidade em suas vidas.

A SMS, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), promoveu diversas ações e, podemos destacar a “Oficina dos Sentimentos”, realizada nos dias 10, 11 e 12/01, com os professores e profissionais da Rede Municipal de Educação, visando à reflexão subjetiva sobre os próprios sentimentos e pensamentos, como também seus projetos de vida.

Também foram realizadas Rodas de Conversa “Quem Cuida da Mente, Cuida da vida”, na sala de espera das Unidades Básicas de Saúde com o objetivo de levar informações sobre Saúde Mental e Emocional às pessoas, sempre em uma perspectiva positiva, propositiva e proativa.

A campanha visou mostrar às pessoas que elas podem se comprometer com a construção de uma vida mais feliz para si mesma.

Quem cuida da saúde da comunidade também precisa de cuidados. Assim, oficinas com os profissionais de saúde da Atenção Básica nas Unidades Básicas de Saúde foram realizadas, a respeito da importância, significado, extensão e impactos da Saúde Mental na vida de todos os seres humanos.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) Saúde Mental é o estado de bem estar no qual um indivíduo desempenha suas habilidades, pode lidar com as inquietudes comuns da vida, pode trabalhar de forma produtiva e é capaz de contribuir à sua comunidade. Portanto, faz-se necessária a promoção da Saúde Mental por meio de ações que possibilitem às pessoas adquirir e manter estilos de vida saudáveis.

Prefeitura de Mineiros, Governo da Transformação