Prefeitura Municipal de Mineiros - 08/02/2018
ESCOLAS DO MUNICÍPIO JÁ PODEM SE INSCREVER NO CONCURSO INTERNACIONAL DE REDAÇÃO DE CARTAS

As inscrições para o 47° Concurso Internacional de Redação de Cartas já estão abertas e as redações devem ser enviadas até o dia 16 de março. O tema dessa edição é: “Imagine que você é uma carta que viaja no tempo. Que mensagem você quer deixar para seus leitores?”. Podem participar estudantes da rede pública e privada de ensino com até 15 anos (completos até maio de 2018).

As redações devem ser em formato de carta, escritas a mão, usando caneta esferográfica preta ou azul e conter no máximo 900 palavras. O estudante interessado em participar deve passar por uma seleção prévia em sua escola. Cada escola pode inscrever no máximo duas redações, que devem ser encaminhadas para a Coordenação de Comunicação dos Correios em Goiás, responsável pela gestão do projeto em âmbito estadual. O endereço é Av. Tocantins nº 11 – Setor Central / 1ª andar – Goiânia/GO - CEP 74003-901.

O concurso, promovido em todo o mundo pela União Postal Universal e realizado no Brasil pelos Correios, tem como objetivo incentivar crianças e adolescentes a expressarem a criatividade e aprimorarem seus conhecimentos lingüísticos.

Prêmios – Os três primeiros colocados na fase estadual e as respectivas escolas recebem prêmios em dinheiro. Para o primeiro colocado o prêmio será de R$ 2.000,00 e a escola receberá R$ 2.500,00. R$ O vencedor da fase nacional, além de troféu e R$ 5.000,00, representará o Brasil na etapa internacional. A escola receberá o valor de R$ 10.000,00.

A vencedora da etapa nacional, em 2017, é da cidade de Campina Grande, na Paraíba. Sabrina Brito Lira tem 14 anos e cursa o Ensino Médio na Escola Virgem de Lourdes. Também foram classificados na etapa nacional, Fabrício Pupo Antunes, do Mato Grosso do Sul, e Kelian Leite Andrade, de Pernambuco, respectivamente segundo e terceiro lugar.

Goiás no concurso – Na edição passada, a representante do Estado de Goiás, Emilly Oliveira Rodrigues, de apenas 11 anos de idade, recebeu uma menção honrosa pela redação que abordou a situação de extrema pobreza em que vivem milhões de pessoas ao redor do mundo. Em 2016, a carta de Lucas Bueno Teixeira, 15, da cidade de Mineiros, conquistou o segundo lugar nacional. O estado de Goiás também já recebeu o prêmio máximo do concurso, com a estudante Laura de Paula Silva, de Goianésia, que em 2006 venceu a etapa internacional e trouxe para o Brasil o prêmio máximo do concurso.

O regulamento completo do Concurso Internacional de Redação de Cartas está disponível no site dos Correios, no endereço http://www.correios.com.br/sobre-correios/sustentabilidade/vertente-social/concurso-internacional-de-redacao-de-cartas.

Autor: Luzeni Maria