Prefeitura Municipal de Mineiros - 15/08/2017
Pesquisa da Firjan revela que Mineiros é uma das melhores cidades em gestão fiscal

A cidade de Mineiros se destacou, positivamente, no cenário nacional, em recente pesquisa divulgada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), sobre a situação fiscal de 4.544 prefeituras.  No ranking do Estado, a cidade de Mineiros aparece na 8ª colocação como uma das melhores em Gestão Fiscal (IFGF) e nacionalmente em 133º.

O estudo teve como objetivo mostrar a situação financeira e administrativa dos municípios em relação à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) no País em 2016.

A situação fiscal é difícil ou crítica para quase 65% dos municípios brasileiros, enquanto a excelência na gestão fiscal está restrita a 2% das cidades do país e Mineiros (Goiás) é uma delas.

O indicador considera cinco quesitos: IFGF Receita Própria, referente à capacidade de arrecadação de cada município; IFGF Gasto com Pessoal, que representa quanto os municípios gastam com pagamento de pessoal, medindo o grau de rigidez do orçamento; IFGF Liquidez, responsável por verificar a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os ativos financeiros disponíveis para cobri-los no exercício seguinte; IFGF Investimentos, que acompanha o total de investimentos em relação à receita líquida, e, por último, o IFGF Custo da Dívida, que avalia o comprometimento do orçamento com o pagamento de juros e amortizações de empréstimos contraídos em exercícios anteriores.

A pesquisa foi publicada nos site G1 (Globo), no último dia 10 de agosto e está disponível também no site da Firjan:

Prefeitura de Mineiros – mais progresso, novas conquistas