Secretaria Municipal de Saúde - 04/08/2017
Prefeitura promove Agosto Dourado para alertar sobre a importância do aleitamento materno

A Prefeitura de Mineiros, por meio da Secretaria de Saúde vai promover entre os dias 14 a 18 o “AGOSTO DOURADO”, que tem como objetivo promover o aleitamento materno.

O Aleitamento Materno traz inúmeros benefícios ao bebê, à mãe e a sociedade, como um todo. Dentre os benefícios, encontram-se a prevenção de hemorragia e consequente anemia materna, pois a sucção do bebê auxilia na contração uterina, o que também ajuda na diminuição do tamanho do abdômen da mãe.

Vale dizer que o AM é extremamente prático e econômico, uma vez que o leite é produzido pelo próprio organismo, na temperatura correta, o que facilita a vida da mãe que não precisará esquentar mamadeiras, lavar utensílios de cozinha, entre outros.

Além disso, o vínculo afetivo entre a mãe e o filho é muito estimulado pelo AM, o qual ainda fortalece o sistema imunológico do bebê, protegendo-o contra infecções respiratórias e intestinais, levando-o a ganhar peso, fato que o ajudará a crescer forte.

Programação:

Dia 14/08: Abertura “Dia D”

Lançamento da campanha com Lacinhos dourados – simbolicamente retratando o laço de amor entre mãe e filho. Amamentar é alimentar, é produzir saúde, é proteger com amor. É olhar nos olhos do bebê, comunicar; é vínculo, é laço.

Distribuição de laços em pontos estratégicos e nas UBS.

Dia 15/08

Rodas de conversa – despertar da amorosidade das famílias – “Nutrir-se de amor – para alimentar com amor”, fazer busca ativa por intermédio dos ACS - com grupos de gestantes e familiares (os apoiadores da mãe) – com troca de experiências entre as participantes e orientações nutricionais.

Dia 16/08

PainelPainel nas salas de espera e corredor das Unidades de Saúdes sobre os benefícios da amamentação;

Dia 17/08

Aconselhamento em amamentação: distribuir os dez passos com as gestantes nos grupos. Álbum seriado.

Dia 18/08 - Fechamento da campanha

Declamação de poesia: com distribuição de material educativo às gestantes e mães que amamentam.