Secretaria Municipal de Saude - 2017-01-26
Prefeitura de Mineiros esclarece sobre a vacina da Febre Amarela
  • Febre Amarela
slider by WOWSlider.com v8.7

Devido às últimas notícias veiculadas na mídia sobre o surto de Febre amarela, que está ocorrendo na Região Sudeste, especificamente no Estado de Minais Gerais, a Prefeitura de Mineiros, por meio da Secretaria de Saúde e Coordenação do Departamento de Imunização do município vem esclarecer a população que, neste momento o Estado de Goiás não está em campanha contra a Febre Amarela.

A vacina contra esta doença faz parte do Programa de Imunização do Ministério da Saúde e está disponível durante todo o ano, em todas as salas de vacina da rede pública de saúde do município.

O esquema de vacinação para a febre amarela é de duas doses, tanto para adultos quanto para crianças. As crianças devem receber a vacina aos nove meses e aos quatro anos de idade. Assim, a proteção está garantida para o resto da vida.

Para quem não tomou as doses na infância, a orientação é de uma dose da vacina e outra de reforço, 10 anos depois da 1ª, portanto, não há mudança no esquema de vacinação.

Para adultos que tomaram a 1ª dose há menos de dez anos, não há necessidade de adiantar a dose de reforço. Pessoas que receberam duas doses da vacina são consideradas vacinadas.

A vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas.

Em caso de dúvidas, procure a Unidade Básica da Saúde mais próxima da sua casa.

Prefeitura de Mineiros, Governo da Transformação