Agropecuária, Indústria, Comércio e Serviços - 19/06/2017
Prefeitura participa da Agro Centro-Oeste Familiar 2017 e indicação geográfica do Queijo Cabacinha

A Prefeitura de Mineiros participou da programação Agro Centro-Oeste Familiar 2017, que aconteceu entre os dias 7 e 10 de junho, no Centro de Eventos da UFG, em Goiânia-GO. A Cooperativa Mista dos Agricultores e das Agricultoras Familiares de Mineiros (COOPERMIN) e a Comunidade Quilombola do Cedro expuseram e comercializaram seus produtos durante o evento.

O objetivo do evento foi dar maior visibilidade à produção da Agricultura Familiar, valorizar a cultura regional e fortalecer a cadeia produtiva através da disseminação de conhecimento técnico.

E na última terça-feira (13), Mineiros foi representada, através da Secretaria Municipal Agropecuária, Indústria, Comércio e Serviços numa reunião com representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), sobre o andamento do processo de registro de Indicação Geográfica do Queijo Cabacinha.

O registro de Indicação Geográfica é conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria. São produtos que apresentam uma qualidade única em função de recursos naturais como solo, vegetação, clima e o saber fazer. O Instituto Nacional de propriedade Industrial – INPI, é quem concede o registro e emite o certificado, e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, é uma das instâncias do fomento das atividades e ações para a Indicação Geográfica de produtos agropecuários.

Estiveram presentes na reunião, representantes do MAPA, SEBRAE, SENAR, EMATER, UFG, Prefeituras da região, produtores familiares, técnicos, Associações e Cooperativas.

Prefeitura de Mineiros – mais progresso, novas conquistas.