Prefeitura Municipal de Mineiros - 11/08/2020
SECRETARIA DE SAÚDE AMPLIA ESTRATÉGIA TESTA MINEIROS

A Secretaria Municipal de Saúde está ampliando a Estratégia Testa Mineiros com a testagem para SARS-CoV-2 (Covid-19) da população mineirense. O município de Mineiros fez adesão ao projeto Dados do Bem que ampliará a testagem pelo método RT-PCR, que identifica a presença do vírus no organismo nos primeiros dias de sintomas, mais precisamente do 2º ao 10º dia do início da infecção/ sintomas, demostrando infecção ativa e transmissão vigente. A população poderá ser selecionada para realizar o teste após baixar o aplicativo no celular (Baixe o aplicativo Dados do Bem e participe, download pelo Google Play ou App Store, saiba mais pelo site: https://dadosdobem.com.br/) e responder algumas questões simples a respeito da sua saúde para ser agendada para coleta com dia e horário marcado no Hospital Municipal de Mineiros, após receber um código de QR Code. O teste sendo positivo o usuário poderá indicar por meio do aplicativo mais 5 pessoas de convívio mais próximo para também realizar a testagem.

Nesta ampliação de testagem, o município também adquiriu Testes Rápidos de Antígeno para detecção da Covid-19 que identifica a presença de proteína viral no organismo, mais precisamente do 5º ao 10º dia do início da infecção/sintomas, com a vantagem de o resultado ser emitido em 30 minutos demostrando também infecção ativa e transmissão vigente. Esse tipo de testagem, pioneira na região, será realizada de forma descentralizada nas Unidades Básicas de Saúde por equipe volante na Unidade Sentinela Móvel, com horários agendados pelas Equipes de Saúde da Família, sendo priorizadas pessoas sintomáticas e/ou do grupo de risco para Covid-19 com contato prévio com casos positivos.

O município de Mineiros ainda mantém a disposição da população a coleta do Teste RT-PCR (molecular) para detecção de RNA viral, mais precisamente do 2º ao 10º dia do início da infecção/sintomas, demostrando infecção ativa e transmissão vigente e Teste Rápido para detecção de anticorpos para SARS-CoV-2, indicado a partir de 10 dias de início da infecção/sintomas, demonstrando contato prévio com o vírus, ambos agendados por meio do Call Center após solicitação pela equipe de saúde.

O resultado positivo dos diferentes tipos de testes demonstram presença do novo coronavirus (fase de transmissão viral ativa) ou presença de anticorpos (infecção antiga e não transmissível). A doença Covid-19 evolui de forma sintomática ou assintomática, sendo que em geral, existe maior número de agravamento após o décimo dia de infecção (fase da resposta inflamatória), exigindo maior atenção no acompanhamento para o manejo clínico adequado pelas equipes de atenção básica ou equipes especializadas, mesmo se aproximando do período de alta do isolamento que tem como critério inicialmente o período de transmissão.

Com esta ampliação de Testagem no município de Mineiros teremos mais agilidade na detecção precoce da doença, possibilitando melhor controle da Covid-19 por meio do isolamento dos infectados e evitando desfechos desfavoráveis da doença.

Mineiros é tempo de proteger e cuidar!

Autor: Atila Brigida