Prefeitura Municipal de Mineiros - 09/04/2020
TESTE DO PEZINHO E VACINA BCG

Considerando a alta infectividade do coronavírus, a Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES) decretou através da portaria 506, de 30 de março de 2020, que recém-nascidos realizem o teste do pezinho, preferencialmente, antes de receber alta de maternidades e/ou hospitais público e privado. Segundo o documento, o objetivo é promover o distanciamento social e proteger os bebês diante da pandemia por Covid-19.

O decreto publicado no dia 2 de abril destaca a importância do exame, que normalmente é realizado entre o segundo e quinto dia de vida dos bebês, para detectar doenças. O teste é realizado por meio de amostra de sangue coletada no pé do recém-nascido.

Segundo o decreto, a logística de distribuição do material para a realização do exame continua sendo feita pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Anápolis, a 55 km de Goiânia, que seguirá todas as recomendações de prevenção ao Covid-19.

A Secretaria Municipal de Saúde de Mineiros transfere a realização do Teste do Pezinho e a vacinação do recém-nascido para o Hospital FAMP LTDA (Samaritano) a partir de 13/04/2020, local onde ocorre a maioria dos partos do município pelo SUS, otimizando o fluxo dos pais e responsáveis para minimizar os riscos e garantir os primeiros cuidados aos recém-nascidos. O serviço é de livre acesso para os nascimentos acorridos em outros hospitais do município.

Para respeitar as estratégias de diminuição de contágio da Covid-19, assim como o prazo ideal da realização do exame do pezinho e vacinação de BCG, disponibilizamos o telefone (64) 99285-6036 para agendamento e informações.

Horário de funcionamento: das 8 às 12h e das 14 às 17h.

Obs: Leve a certidão de nascimento, comprovante de endereço, caderneta de vacinação e cartão do SUS.

Autor: Átila